top of page

Você conhece a história da caneta azul mais famosa do mundo?



Isso mesmo, todos devem ter tido a oportunidade de escrever pelo menos uma palavra com a famosa esferográfica "BIC®". A marca se tornou forte pela criatividade, força inventiva e valores acessíveis de seus produtos que fazem parte do dia a dia de grande parte da população, indo de isqueiros a barbeadores, veleiros e mais uma gama de produtos com custo benefício deveras vantajoso. Tudo começou em 25 de outubro de 1945, quando Marcel Bich, um ex-gerente de produção de uma fábrica de tintas, adquiriu uma modesta fábrica em sociedade com Edouard Bouffard e, acreditando no potencial da caneta esferográfica, adquiriu os direitos da patente, adaptando e aperfeiçoando a então inventada pelo húngaro László Biró. Em Dezembro de 1950, lança sua própria caneta esferográfica na França sob a marca BIC®, uma versão mais curta e memorável do seu próprio nome. Os primeiros passos no Brasil foram em 1956 e, em 1960 já fora construída uma fábrica em São Paulo, iniciando a expansão da BIC na América do Sul. No mesmo ano, Raymond Savignac cria um personagem com uma cabeça de esfera, o famoso Bic Boy e, desde então, o logotipo e a cor laranja tornaram-se a identidade oficial da marca.

São mais de 400 itens, presentes em mais de 3.2 milhões de pontos de venda em 160 países ao redor do mundo. As canetas BIC se tornaram as mais famosas do mundo, vendendo em um único dia 46 milhões de unidades, totalizando mais de 100 bilhões de unidades anualmente. A empresa ainda vende diariamente 7 milhões de isqueiros, 23 milhões de produtos de papelaria, 12 milhões de barbeadores e 4 milhões de produtos promocionais, inclusive produtos marinhos. A divisão de produtos para escrita responde por 51% do faturamento da empresa. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Brasil e Europa.

De lá para cá, a credibilidade à marca foi sendo dada em constante crescente, sendo adquiridas pela empresa diversas outras marcas como Conté®, Wite Out®, Pimaco®, Tipp-Ex®, entre outras,

aumentando ainda mais a diversidade.

Para satisfazer necessidades específicas de seu público, a marca hoje investe em produtos desde os primeiros rabiscos, estando presente também em assinaturas de contratos e solenidades importantes, como na posse do presidente da República Jair Bolsonaro, que surpreendeu a todos, sacando uma BIC® do bolso para assinar sua nomeação.

E você, já usou uma caneta azul desta?

Bibliografia: www.bicworld.com

1.166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page