Quero virar uma franquia, e agora?



Ter uma empresa de sucesso e buscar expansão não é fator determinante para tornar a sua empresa uma franquia. É preciso avaliar se o modelo de negócio é replicável dentro dos moldes de franquia, custos, retorno financeiro e uma série de fatores operacionais e jurídicos, avaliando vantagens e desvantagens.

O sistema de franquias atrai de empreendedores inexperientes aos mais arrojados, e pode ocorrer quando titulares de uma MARCA REGISTRADA (franqueadores) buscam rendimentos com esta, cedendo para terceiros (franqueados), os exatos padrões de aplicação de seus produtos, serviços e métodos de gestão.

A expansão desse plano de negócios deve ser realizada aferindo todos os setores, a fim de que se defina um plano mais agressivo ou uma cobertura geográfica menor a ser alcançada.

Desta forma, podemos destacar alguns modelos de franquia, como:

Franquia unitária: cessão de direito de abertura de uma unidade, com exclusividade de atuação em local determinado pelo franqueador. Exemplo: uma loja ou quiosque em um determinado Shopping Center.

Franquia Master: modelo comumente utilizado nos planos de internacionalização de franquias e em países de grandes dimensões geográficas, como o Brasil. O Master Franqueado (ou Sub Franqueador) assina um contrato que lhe dá o direito de implantar ou terceirizar outras unidades franqueadas em uma determinada região. Neste caso, os contratos serão assinados pelo Master Franqueado e ele receberá parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados, responsabilizando-se pelo treinamento e suporte a eles.

Franquia de Desenvolvimento de Área: cessão de direito para exploração de uma determinada região, onde o franqueado abrirá mais de uma unidade em um determinado espaço de tempo. Será firmado um contrato para o desenvolvimento da área e para cada unidade que ele abrir. O desenvolvedor de área também poderá vender unidades em sua região, recebendo parte do valor cobrado a título de taxa de franquia e royalties. Todos os contratos serão firmados com o franqueador.

Seja que plano for, o franqueador precisará definir os locais onde ele quer estar, em quanto tempo, com quem e qual o custo para implantação do plano.

É comum as franquias serem surpreendidas com o pedido de pessoas que desejam replicar o modelo de negócio em outras regiões. Pode ser uma boa oportunidade, mas o franqueador precisará analisar e decidir com base nas estratégias que definiu para sua expansão, se será operacionalmente viável, financeiramente vantajoso para ambos e se será possível dar o suporte adequado a esse franqueado. Uma decisão tomada às pressas pode impactar negativamente na marca.

Uma das principais vantagens para o franqueado é o baixo risco de o negócio dar errado, pois a MARCA JÁ ESTÁ CONSOLIDADA NO MERCADO. Toda credibilidade foi construída, por isso, dezenas de passos foram dados em direção ao sucesso do investimento.

Entre as desvantagens temos o custo e a falta de liberdade para inovar, seja na decoração da empresa ou nos produtos/serviços a serem oferecidos.

Por isso, para o sucesso da franquia, avalie o HISTÓRICO DA MARCA, bem como sua credibilidade e popularidade, busque informações junto à Associação Brasileira de Franchising (ABF), que possui diversas métricas de qualidade, analise o contrato detalhadamente, verifique sobre taxas de franquia, royalties a serem repassados, tenha afinidade com a franquia que deseja adquirir, boa comunicação entre ambos os lados, conheça o mercado e dedique-se ao máximo.

Embora o negócio aparente vir pronto, há que se ter muito trabalho e paciência para obtenção do sucesso! Persistência acima de tudo!

Bibliografia

Sebrae. www.sebrae.com.br

Associação Brasileira de Franchising. www.abf.com.br

#franquia #franchising

0 visualização
FALE CONOSCO

Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 333 Parque Francal - Franca SP - 14403-125

 (16) 3722-7370 / (16) 99233-7330​ id@identifiquemarcasepatentes.com.br

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco