Como monetizar a sua marca?



Qualquer empresa no mercado sabe dizer a dificuldade que é lançar um novo produto ou serviço. Estratégias de marketing, comunicação, público-alvo, tudo isso despende tempo e dinheiro investido. E como seria para você, investir em um produto já reconhecido e aceito pelos consumidores? Um verdadeiro sonho, né? E é assim que você monetiza a sua marca. Com o certificado de registro, a marca se torna uma propriedade, um “bem” da empresa, e você pode obter retorno deste investimento por meio do licenciamento. O licenciamento de marcas acontece quando empresas licenciam (alugam) outras marcas, personagens, artistas ou influencers para gerarem receita atrelando a imagem destes aos seus produtos ou serviços. É o caso, por exemplo, dos personagens da Disney, licenciados a diversas empresas autorizadas a comercializarem produtos, onde, em contrapartida, recebem royalties (percentual por venda). Muitas empresas demorariam anos ou nem mesmo atingiriam aquele determinado público-alvo, se não fosse esse produto com essa marca. O licenciamento é cabível para qualquer segmento, porém, deve-se considerar a missão e públicos semelhantes ao seu, pois, só assim trará valor ao seu negócio. Principais benefícios: ✓ Reconhecimento do público-alvo ✓ Diferenciação em relação aos concorrentes ✓ Rentabilidade através de margens mais altas pela força da marca ✓ Entrada facilitada nos canais de distribuição ✓ Fortalecimento da marca da empresa Segundo a ABRAL (Associação Brasileira de Licenciamento), em 2019, o mercado de produtos licenciados alcançou um faturamento na casa de R$ 20 bilhões e uma crescente de cerca de 6% ao ano. E você? Tem uma marca registrada? Já pensou em ganhar dinheiro com ela? Estou aqui para te ajudar! ;)

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo