top of page
Identifique Marcas e Patentes

A história do MC Donalds



O McDonald’s é a maior cadeia mundial de restaurantes fast food, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia, em 119 países.

Tudo começou com os irmãos Richard e Maurice McDonald, em 1940, em San Bernardino, Califórnia, onde de uma barraca de hot-dog, passaram a um restaurante e observaram que o produto mais consumido era o hambúrguer.

Implantaram a partir daí um sistema de serviço rápido e regular, onde possibilitava a montagem de lanches, batatas e milk shakes em grande quantidade e em tempo célere, o que era extraordinário para a época.

Procurados por Neli Fox, em 1953, iniciaram o sistema de franquias do negócio, onde foi incluído o primeiro modelo da logotipo original, representada pelo M, em formato de Arcos de Ouro, como sonhado por um dos irmãos.

Porém, em 1954, o empreendedor e vendedor de máquinas para milk-shake, Ray Kroc, fascinado pelo modelo de negócio, se reuniu com os irmãos e propôs a venda de franquias também em grande escala e fora da localização original da empresa. A primeira franquia foi do próprio Kroc.

Em 1960 surge o Ronald McDonald’s, idealizado para representar um boneco de circo, afim de atingir o público infantil e suas famílias, um sucesso. Ainda neste ano, Kroc muda o nome de sua empresa para McDonald’s Corporation.

No próximo ano, os irmãos venderam a Kroc os direitos da sua companhia por US$ 2,7 milhões, momento em que houve o corte da relação entre eles. Neste contrato, havia a previsão de que os irmãos poderiam manter o restaurante original, PORÉM, POR UM DESCUIDO, NÃO GARANTIRAM O USO DA MARCA E, CONSEQUENTEMENTE, NÃO CONSEGUIRAM RETER O DIREITO DE CONTINUAR COM SUA FRANQUIA McDONALD’S, perdendo assim o direito de usar a marca!

Neste momento, os irmãos rebatizam o restaurante com a nova marca “The Big M”. Tão logo, Kroc abriu um McDonald’s em frente ao The Big M, onde, poucos anos após teve suas portas fechadas, não conseguindo competir com o poder criado pela marca McDonald’s.

Kroc fez questão de entrar para a história como fundador da marca e em sua biografia, datou a origem da empresa em 1955.

Toda a história pode ser conferida no filme FOME DE PODER, disponível inclusive na Netflix.

Resumindo, O QUE APRENDEMOS COM ESSA HISTÓRIA?

Os irmãos Richard e Maurice tiveram uma grande ideia, mas ficaram limitados ao medo de não dar certo, não buscando a proteção necessária, não registraram a marca, não formataram um negócio de franquia no qual fossem protagonistas. Entregaram um sonho a um empreendedor que não só abraçou a ideia, como a vendeu e vende para o mundo todo, se tornando a maior potência em fast foods.

Kroc acreditou e conduziu todo o processo para a visibilidade e sucesso da marca. Sendo assim, não era importante por quem estavam sendo feitos os hambúrgueres, mas sim, se eram da rede McDONALD’S e se seguiam os padrões de agilidade e sabor, ponto forte da marca.

Os irmãos MESMO SENDO OS CRIADORES DE TODO O PROCESSO, ao mudarem o nome do seu restaurante, PERDERAM TODO O RECONHECIMENTO E CREDIBILIDADE que tinham, afinal, aquela era uma marca que não era conhecida. Tentaram começar do zero mas não puderam concorrer com o poder da marca McDonalds.

Assim aprendemos que, NÃO IMPORTA UMA GRANDE IDEIA SEM QUE SE TENHA CUIDADOS E PROTEÇÃO. SEMPRE VENCE O MAIS VELOZ E, NESSE CASO, O SUJEITO MAIS VELOS FOI RAY KROC, QUE LEGALIZOU TODA A IDEIA ENTREGUE EM SUAS MÃOS!

Não entregue seus sonhos aos seus concorrentes.

Seja dono do seu negócio. Registre sua marca. Acredite no seu potencial e gere valor!

971 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page