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A Força da Marca

Algumas vezes a marca de algum produto “fixa” em nossa mente a tal ponto de não percebemos que, várias vezes, saiba mais.

Algumas vezes a marca de algum produto “fixa” em nossa mente a tal ponto de não percebemos que, várias vezes, deixamos de utilizar o nome real de determinado produto e passamos a fazer uso do nome da marca que a ele foi propagada com indiscutível sucesso.

É o caso de produtos como Nescau e Toddy (Achocolatados em pó), Bombril (Esponja de aço), Cotonete (Haste flexível), entre tantos outros.


A tais substituições damos o nome de metonímia, que nada mais é que a substituição de um nome pelo outro desde que mantenham alguma semelhança entre eles.


MIOJO: o macarrão instantâneo nasceu em 1958 pelas mãos de Momofuku Ando, da japonesa Nissim. A fim de atender o abastecimento da 2ª Guerra, ele pesquisava por maneiras baratas e rápidas de se fazer alimentos. Décadas mais tarde, o nome escolhido para a invenção seria usado para se referir a todos os produtos da categoria, inclusive os da concorrência.


E o mesmo se repete em diversos casos de produtos e serviços que são reconhecidos pela sua marca, algumas metonímias presentes nas listas de compras do supermercado:


✔ Bom Bril (esponja de lã de aço)

✔ Leite Ninho (leite em pó)

✔ Chiclete (goma de mascar)

✔ Band-Aid (curativos adesivos)

✔ Gillette (lâmina de barbear)

✔ Durex (fita adesiva)

✔ Maizena (amido de milho)

✔ Danone (iogurte)

✔ Nescau / Toddy (achocolatado em pó)

✔ Xerox (fotocópia)

✔ Leite Moça (leite condensado)


Esses são apenas alguns dos produtos que podemos nomear por meio de metonímias no nosso cotidiano, e olha que nem damos conta de que fazemos isso hein. É como se não houvesse o produto antes daquela marca nascer. Esse é com certeza, o ápice do sucesso, objetivo de todas as marcas, publicidade grátis e involuntária.


A força das marcas existem e se apoiam na dinâmica do mercado.

As marcas se tornam tão fortes que, além de superarem a estabilização no mercado, deram nome às categorias de seus produtos/serviços.


Bons profissionais de publicidade, um marketing adequado e a preocupação na escolha de uma marca, única e exclusiva, que demonstre o seu propósito aos consumidores, é o caminho para ter a SUA MARCA IDENTIFICADA COM SEU PRODUTO/SERVIÇO.

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