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Avaliação econômica

de ativos intangíveis

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O que são Ativos Intangíveis?

São bens que não têm existência fisicamente, mas que possuem valor econômico e devem ser contabilizados como patrimônios da empresa. É o chamado “capital intelectual” das empresas, protegido pela propriedade intelectual, composto por marcas, patentes, desenhos industriais, softwares, domínios de internet, direitos autorais, know-how, e ainda o fundo de comércio, os direitos de exploração de serviços públicos, acordos de licenciamentos, contratos de empregados, bases de dados, mailings, contratos e relacionamentos com clientes entre outros.

O que pode ser avaliado?

Qualquer ativo intangível deve ser avaliado, independente do seu tipo, natureza, área de atuação, desde que, devidamente, registrados junto aos órgãos competentes para que surtam os efeitos legais e de direito.

Quando avaliar?

Devem ser avaliados de acordo com as necessidades de seus titulares como por exemplo, situações empresariais de aumento do patrimônio; integralização de capital, compra, venda, fusão, cisão ou dissolução da empresa; entrada e saída de sócios; franquia, compra, venda ou licenciamento da marca; garantias financeiras, legais e fiduciárias; redução de endividamento; visibilidade do mercado à marca; conhecimento do valor do ativo; entre outros.

Empresas em recuperação ou falência, por lei, estão obrigadas a avaliação dos bens arrecadados, a publicação de balanços patrimoniais e da avaliação econômica de marcas das empresas de grande porte.

O Laudo de Avaliação da Marca oferece valioso conjunto de informações econômico-financeiras, um estudo vasto sobre aspectos que vão desde a percepção do valor até fidelização de clientes, lealdade à marca, confiança, consumos futuros de produtos/serviços nominados com a marca, diferenciação frente a outros produtos, associações de produtos, barreiras a novos concorrentes, preços diferenciados pela percepção de qualidade entre outros.

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